Receita, Alimentacao, quimioterapia, exercicio

Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Resiliência Oncológica

Quando a doença oncológica entrou na minha vida tudo mudou! Alterei rotinas, maneira de ver e estar no mundo, o desporto, a alimentação.... mas continuo a viver! Aqui mostro um pouco da minha vida sem filtros

Quando a doença oncológica entrou na minha vida tudo mudou! Alterei rotinas, maneira de ver e estar no mundo, o desporto, a alimentação.... mas continuo a viver! Aqui mostro um pouco da minha vida sem filtros

Resiliência Oncológica

10
Jan21

Exercício e Oncologia

Resiliência Oncológia

Antes de ser diagnosticada com cancro praticava regularmente crossfit e corrida (trail).

Foi uma das coisas que decidi que não iria parar. Depois da cirurgia lá voltei a ambos aos poucos e sempre adaptando aquilo que podia fazer. Depois veio a quimio e continuei. O Crossfit não foi o Cancro que me fez parar mas o Covid e a corrida apenas interrompi pela Trombose Venosa que me apareceu.

Umas das coisas que sempre mais me irritou foi dizerem que tenho que abrandar quando está mais que provado que É SEGURO realizar exercício fisico tanto durante como após o tratamento oncológico e que o mesmo tem grandes beneficios quando realizado de forma estruturada e com a intensidade adequada (moderada a intensa). 

Todo o utente oncológico tem um envelhecimento acelerado, uma maior probabilidade de depressão, ansiedade, fadiga e diminuição da funcionalidade, ou seja uma diminuição da qualidade de vida em geral. E todos estes aspectos podem ser melhorados com a realização de actividade fisica! 

Sim é importante ser acompanhado por alguém dentro da área pois existem poucas mas algumas excepções onde o mesmo não é recomendado (anemia severa por exemplo) mas na mairia dos casos bastam adaptações e monitorização.

Conclusão: Os beneficios da actividade fisica são tanto fisicos como psicológicos, por isso dentro das possibilidades toca a mexer! 

Hoje por aqui já foram 4 kms mas ainda em baixa intensidade (ajuda a parte mental ao perceber que com o decorrer das semanas a perna vai aguentando mais e a um melhor ritmo). Amanhã será melhor!

138121011_516207642656571_7101623922889441142_n.jp

 

Alguns artigos caso queiram ler sobre o assunto:

Exercise for people with cancer: a systematic review (2017)

https://www.acsm.org/blog-detail/acsm-certified-blog/2019/11/25/acsm-guidelines-exercise-cancer-download

American College of Sports Medicine Roundtable on Exercise Guidelines for Cancer Survivors (2019)

 

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Sigam-me

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub